Brusque FC faz melhor turno de estadual desde 1998
A campanha do Brusque Futebol Clube no primeiro turno do Campeonato Catarinense deste ano alcançou números que podem ser considerados dos melhores da história do clube na competição. Levando em conta as edições onde o time enfrentou todos os times em turno e returno, é o melhor turno feito pelo Bruscão desde 1998.
Uma observação importante deve ser feita. O Brusque foi campeão do primeiro turno do Catarinense em 2006 com a melhor campanha, somando 23 pontos. Porém, naquela edição, as equipes eram divididas em grupos, tanto na primeira quanto na segunda fase. O levantamento também conta apenas as campanhas na Série A do Estadual.
Em termos de pontuação, a equipe que somou 16 pontos neste primeiro turno superou o desempenho do time que foi 3º colocado na campanha de 1998, que marcou 15 pontos no returno do torneio, e também do time que marcou 15 pontos no turno do Catarinense da temporada 2009.
Na comparação da colocação final em cada turno, em 1998, os 15 pontos deixaram o time em 2º lugar naquele returno, enquanto que a mesma pontuação em 2009 colocou o time na 4ª colocação do turno. Outro desempenho que pode ser levado em conta na comparação é a primeira fase do Catarinense 2014, quando 14 pontos deixaram o time na 6ª colocação daquela fase.
O time comandado por Pingo teve um aproveitamento de 59,2% dos pontos disputados nas nove rodadas. Levado em conta apenas o período em que Pingo comandou a equipe, esse aproveitamento sobe para 72,2%. A estreia do Brusque no returno do Catarinense será no próximo domingo (12), contra o Figueirense, às 16h, no Estádio Augusto Bauer.